
Uma bebida elegante presente em festas e comemorações tem o seu dia comemorado nesta sexta-feira, 28 de outubro, o dia mundial do champagne.

O evento foi criado pela Comissão Interprofissional do Champagne (CIC) em 2007, com o objetivo de promover o consumo responsável da bebida e celebrar sua história e cultura.
O que é um Champagne
O champagne é um vinho espumante produzida na região francesa do mesmo nome. Por isso, somente se pode chamar de champanhe a bebida feita com uvas da região de Champanhe. Onde crescem três variedades – Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay -, e seguindo o método tradicional.
O método tradicional, também conhecido como “método champenoise” é um processo de fermentação dupla que ocorre na própria garrafa. Esse processo acrescenta ao vinho mais complexidade, além das famosas borbulhas que são chamadas de perlage.
Existem dois tipos principais de champagne: o seco e o suave. Mas existem também champagnes sem álcool (ou “brut zero”), que não contêm qualquer teor alcoólico, e champagnes rosés, que são tintos devido à adição de um pouco de vinho tinto durante a produção.
Nossas sugestões
CHAMPAGNE RUINART BLANC DE BLANCS 750 ML

Elegante, o champagne Ruinart oferece um leque de aromas complexos e um paladar com bom corpo, equilibrado e longo.
Ruinart foi criada em 1729 e figura entre as mais prestigiadas casas de champagne.
Recebeu 4 pontuações de revistas conceituadas e críticos importantes do mundo do vinho.
CHAMPAGNE MOET IMPERIAL BRUT 750 ML

O símbolo máximo do estilo descontraído, mas com elegância da Möet & Chandon.
Elaborado com uvas Chardonnay, Pinot Meunier e Pinot Noir, esse é um champagne branco brut seco, fino, floral, com complexidade, base firme a amêndoas com tostado sutil e elegante. Seco, revela boa persistência, belo frescor e movimento.