No dia 4 de Dezembro celebramos o Dia Internacional da Uva Cabernet Franc, uma variedade de uva tinta que é nativa da região de Bordeaux, na França. É amplamente cultivada em várias partes do mundo e é uma das principais uvas usadas na produção de vinho tinto.

Curiosamente na década de 1970, a Cabernet Franc foi a uva tinta mais plantada no Brasil, mas com o passar do tempo, ela perdeu espaço para a Merlot e Cabernet Sauvignon, porém, continua com presença marcante em território nacional, proporcionando vinhos incríveis e de grande presença.
Características da Cabernet Franc
A Cabernet Franc tem um aroma frutado característico, que lembra cerejas maduras e ameixas pretas. Também pode apresentar notas herbáceas de ervas frescas, como tomilho e manjericão. O sabor da Cabernet Franc varia conforme o estilo do vinho, mas geralmente é levemente picante e suave, com taninos moderados.

Alguns dos melhores vinhos tintos do mundo são feitos a partir da Cabernet Franc. Esta variedade tem um potencial de envelhecimento excelente e pode produzir vinhos complexos e ricos em aromas que melhoram com o tempo.
Nossas sugestões


